Olá freguês!

Galo – Associação de artesãos de Barcelos

Aqui há Galo ... mas não só!
Fundada em 2006, a Associação de Artesãos de Barcelos conta já com mais de 50 membros associados, representativos da diversidade de técnicas artesanais e da própria amplitude geográfica daquele que é o maior concelho do país e, provavelmente, o que tem mais tradição no sector da produção artesanal. Não é ao acaso que Barcelos é a Capital do Artesanato...

A Associação Galo tem por objectivo a promoção do artesanato de Barcelos, nas suas múltiplas variações, contribuindo para o seu reconhecimento, a nível local, nacional e internacional, e para a sua preservação como uma das actividades mais emblemáticas da economia do concelho e até – não será exagerado dizê-lo! – da identidade nacional.  A decoração das montras da cidade com peças dos artesãos, assim como a realização de feirinhas e concursos são apenas algumas das iniciativas que a Associação promove regularmente e que não passam despercebidas a quem vive ou visita a cidade.

E porque, afinal, é de associativismo que se trata, dedica-se igualmente à promoção da convivialidade entre os próprios artesãos. Não se admire, por isso, se os vir por aí, em animada confraternização. Juntam-se dois ou três, dos alforges saem os instrumentos musicais, reais ou improvisados, e temos festa…

A produção destes artesãos, nas várias especialidades – olaria, madeira, ferro e derivados, cobre e latoaria, tecelagem e bordados – está em exposição e comercialização na sede e loja da Associação, aberta ao público desde 2009.  Situado no centro histórico da cidade, este é um espaço de visita obrigatória para residentes, visitantes, colecionadores, amantes de arte popular, ou para quem quer, simplesmente, boa conversa. Lá há-de encontrar o Pimenta, o frente-casa, sempre de sorriso aberto e  boas sugestões, e com grande probabilidade, um ou outro artesão que lá vai fazer entregas.

E para que ninguém vá ao engano, está lá o aviso: "Quem cá vem, fica pelo beicinho…".