Olá freguês!

Março 2013

"Expressões do Figurado de Conceição Sapateiro"

31 de Março de 2013 Nenhum comentário


Conceição Sapateiro é uma das mais reconhecidas artesãs ceramistas em Portugal. Tem uma ascensão rápida no contexto da arte popular portuguesa e ganha inúmeros prémios e distinções em feiras nacionais e internacionais. Destes, destaca-se a distinção como “Embaixatriz do Artesanato Português”, obtida em Tenerife, e o Prémio Nacional de Artesanato (1995/96).


A exposição “Expressões do Figurado de Conceição Sapateiro” oferece uma panorâmica da sua obra e pode ser vista na Sala Gótica dos Paços do Concelho até 28 de Abril.


Exposição
Sala Gótica dos Paços do Concelho (Barcelos)
De 27 Março a 28 de Abril de 2013

 

Câmara de Barcelos promove intrumentos musicais de barro

12 de Março de 2013 Nenhum comentário

O Município de Barcelos está a promover o projeto de criação de um grupo musical, formado por crianças e jovens, com instrumentos de barro. Trata-se de uma iniciativa do Pelouro da Cultura, que pretende juntar a música ao artesanato, designadamente o artesanato de barro.

 

Para implementar este projeto, o executivo municipal aprovou um protocolo de cooperação com a Banda Musical de Oliveira e com a ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), cabendo ao Museu de Olaria de Barcelos o desenvolvimento dos objetivos de salvaguarda do património que integra aquele Museu ou que venham a ser produzidos. A Banda Musical de Oliveira – uma instituição com mais de 230 anos – tem neste projeto um papel fundamental, uma vez que junta a tradição musical com a tradição do artesanato em barro.

 

No âmbito deste projeto, vai criar um grupo musical, formado por crianças e jovens, com instrumentos de barro, comprometendo-se a realizar vários concertos durante o ano. Por sua vez, a ATAHCA vai adquirir 60 instrumentos musicais em barro, 30 estojos de madeira e 30 uniformes para o grupo musical, a criar pela Banda de Oliveira.

 

O Município dará o apoio financeiro necessário à formação das crianças e jovens que vão constituir o grupo musical. Através do Museu de Olaria vai desenvolver o estudo dos instrumentos musicais em barro que integram o seu acervo, produzir uma exposição que apresente os instrumentos tradicionais e que integram a coleção do Museu e os instrumentos que serão executados e produzir um catálogo com o resultado da investigação desta temática.