Olá freguês!

Dezembro 2014

Muitos anos de vida!

22 de Dezembro de 2014 Nenhum comentário


O Natal está à porta, mas hoje não é do Natal que falamos. Hoje, o assunto não pode ser outro senão os imponentes 82 anos que celebra o nosso amigo Fernando da Cunha Ferreira, dos Cobres Cunha – seguramente a casa mais emblemática da cidade de Barcelos. Um postal ilustrado em tamanho real.

E o anfitrião é daqueles à moda antiga. É um gosto passar à porta só para dar um 'Viva' e receber o seu cumprimento sempre afável.

Hoje, se puder, não deixe de passar no nº 8 da Rua da Madalena para lhe dar os Parabéns. Não precisa de ter os alambiques ou cataplanas por pretexto. Ali, é sempre bem-vindo quem vai por bem.

 

A habilidade é do artista!

18 de Dezembro de 2014 Nenhum comentário

Imagem via Jornal Público


Assim diz o povo, que muito sabe...

Vem isto a propósito da notícia da escultura que a artista plástica Joana Vasconcelos concebeu como símbolo da relação entre Portugal e o Brasil, no âmbito das Comemorações dos 450 anos da cidade do Rio: um galo de Barcelos gigante, com cerca de 7 metros de altura.


A artista justifica a escolha pelo facto de o galo de Barcelos ser “um dos símbolos inegáveis da cultura portuguesa". Assim é.

O que não é tanto assim é a “redescoberta deste marco da cultura popular“ pela artista, como querem fazer crer algumas vozes que a esse propósito se têm pronunciado.

Ninguém disse “o rei vai nu”.